Você sabe para que servem esses pequenos rebites de cobre nas suas calças de jeans.

Você sabe para que servem esses pequenos rebites de cobre nas suas calças de jeans?

Para além de fazerem muito barulho quando estão rodando na sua máquina de lavar roupa.

Nem sempre as calças tinham esses rebites, mas a sua colocação mudou para sempre a sua popularidade. E desde esse dia qualquer pessoas quer ter um calça de jeans.

para que servem esses pequenos rebites de cobre nas suas calças de jeans 4

Originalmente, foi um jovem empresário, de nome Levi Strauss que trabalhou inicialmente na empresa familiar especializada em tecido. Quando ele tinha 24 anos, em 1853, Levi Strauss rumou para a Califórnia durante a famoso período da corrida ao ouro que estava em pleno andamento para fazer sua própria fortuna em seu próprio nome.

[adsense]

Quando chegou a  San Francisco, ele criou uma fábrica de tecidos, especializada em lonas, das quais ele era representante das famosos lonas de Nimes em França.

Em 1866, Levi Strauss fez crescer sua pequena empresa, um dos seus clientes, com base em Reno, no estado de Nevada, foi um alfaiate que costurava calças de trabalho de lona que ele comprava à Levi Strauss.

para que servem esses pequenos rebites de cobre nas suas calças de jeans 3

o problemas é que muitos trabalhadores se queixaram da falta de resistência das calças feitas por Jacob Davis, especialmente nos bolsos e na braguilha, que rasgava com muita frequência. O alfaiate começou então a adicionar esses pequenos rebites de cobre para solidificar resistência do tecido. Uma inovação que irá deliciar os trabalhadores como os madeireiros. Dado o sucesso destas calças, e evitar falsificações, ele propôs uma parceria com a Levi Strauss em 1872.

para que servem esses pequenos rebites de cobre nas suas calças de jeans 2

Não tendo o dinheiro suficiente para registrar a patente da sua invenção, ele pediu a Levi Strauss para financiar o depósito da patente, oferecendo para compartilhar os frutos da comercialização deste novo vestuário. A patente é concedida maio 1873 e Jacob Davis tornou-se supervisor da preparação desta roupas de trabalho na Levi Strauss & Co. Ao longo do tempo, calças de trabalho tornaram-se em jeans, até ao dia em que essa invenção se tornou a peça de vestuário mais vendida nos EUA da década de 1920.

Hoje, calças de “lona” têm uma reputação e popularidade global, usadas por jovens e não só, tudo isso graças ao acrescento desses pequenos rebites de cobre.